Lançamento: Masmorras Esquecidas – Edição Remasterizada

“Oh não, mais um RPG de Fantasia Medieval?” é o que eu pensava sobre este livro, e com certa razão: existem inúmeros outros jogos por aí com as mesmas premissas, o mesmo estilo e, provavelmente, melhor escritos. Mesmo assim, Masmorras Esquecidas continuava pairando na minha mesa de jogo e nos meus pensamentos quando eu decidia escrever algo sobre Jogos de Representação. Então eu apenas respondi à pergunta inicial com a retórica: “… e por que não?”

Eu tomei como principal inspiração o RPG/Aventuras Fantásticas para construir este livro que você tem em mãos. Neste antigo e saudoso jogo, tudo que você precisava era de dois dados, lápis e papel. O livro preocupava-se em apresentar tudo o que você precisa saber para jogar RPG e não tomava como premissa que as referências deste passatempo fossem conhecidas pelo leitor. Além das regras, o livro possuía exemplos de jogo, orientações para o Árbitro e uma masmorra pronta para jogar – tudo isso orbitando um sistema de regras simples e despretensioso. Estes preceitos foram os pilares da construção do Masmorras Esquecidas e eu me esforcei para que as coisas fossem claras e que o nível de detalhes se mantivesse no mínimo.

O Aventuras Fantásticas formou meu entendimento fundamental sobre o que é Fantasia Medieval. Antes dele, fui exposto a pouco material literário do gênero, na forma de coletâneas de contos de fada e fábulas de época. Então eu soube o que eram Halflings, Elfos e Orcs por meio deste livro. Assim como Aventuras Fantásticas me apresentou as fundações da fantasia medieval, eu espero que Masmorras Esquecidas cumpra este papel, apresentando os principais elementos do gênero de forma simples e acessível. Ao mesmo tempo, tenha uma solidez forte o bastante para permitir a criação de mundos fantásticos inteiros nas mãos de um Árbitro criativo, um herói de primeira grandeza nas mãos de um Jogador habilidoso e campanhas duradouras para grupos de pessoas que tomam o RPG como um dos principais passatempos de seus momentos de lazer e tempo livre.

Ao leitor, eu espero que goste do que tenho a apresentar aqui. Tudo foi feito com amor pelo passatempo que mudou minha vida. Que Masmorras Esquecidas contribua de alguma forma para isso na sua.

Masmorras Esquecidas está disponível gratuitamente na nossa loja do itch.io e, além do livro de regras, você precisará apenas de dois dados, lápis e papel para embarcar em aventuras fantásticas 🙂