Projetos de 2018

As férias foram boas e a minha bateria foi completamente recarregada. Nereus RPG entra agora em 2018 com algumas mudanças que buscam tornar o meu trabalho um pouco mais divertido.

pb_1024px-arbo-olav_den_helliges_fall_i_slaget_pc3a5_stiklestad

Esta imagem (de domínio público) não tem nada a ver com o post, mas achei legal o bastante para estar aqui.

Eis as coisas que irei mudar em 2018 para este blog xexelento:

#1. MODULA 6 será o principal RPG da casa

2018 será o ano do MODULA 6 e todo o material de jogo terá este sistema como prioridade.

Destinos Imaginários e Masmorras Esquecidas irão receber material convertido, a partir de um suplemento produzido para o MODULA 6. Depois que o material sair, vou avaliar se a conversão para um dos dois sistemas é algo que eu posso abraçar e fazer com pouco trabalho.

O motivo disso? Diferencial. Quero que o Nereus RPG se torne um dos representantes do sistema D6 dentro da blogosfera de RPG. Além disso, existe uma questão prática: MODULA 6 se tornou o RPG que eu uso nas minhas duas campanhas em andamento e acho que ele poderá alimentar boa parte das mini-campanhas que pretendo conduzir. O material publicado irá refletir esta preferência atual.

#2. “Suplementos” serão “fascículos”

Os suplementos serão bem diretos, com material de jogo apresentado na forma de pequenos fascículos (provavelmente com menos de 20 páginas). Isso significa que cenários grandes serão vistos por cima ou detalhados em mais de um fascículo.

Estabelecer um projeto de tamanho um pouco mais tímido permite estabelecer um objetivo que pode ser alcançado em um ou dois meses, o que permite concluir projetos e evitar aquela fila enorme de ideias que nunca sairão do papel.

#3. Vou lutar por um “RPG mais zoeiro”

Talvez eu explique esta postura com mais detalhes, ou talvez as publicações deste ano falem por si só. Nereus RPG é um blog amador/caseiro e eu vou abraçar isso. Os suplementos não serão apenas menores e mais específicos: eles não irão se levar muito a sério. Isso irá influenciar na escolha da arte, na linguagem do texto e até mesmo na escolha dos temas.

De maneira resumida, quero reforçar a ideia de que o RPG é apenas um jogo feito pra se divertir. O material produzido por aqui será puramente hobbysta e acho que terei orgulho disso. Em parte, este é uma oposição aos mais “acadêmicos do hobby” que tratam o RPG como algo a mais que um jogo e um passatempo de fim de semana. De resto, eu apenas abraço o fato de que produzir material de jogo é, também, um hobby.

#4. Artigos mais frequentes

Existem algumas ideias malucas que são curtas o bastante para render alguns parágrafos e uma ficha de personagem – coisa que considero útil para o blog.

Estes posts serão uma espécie de “laboratório” do sistema e servirão de exemplo sobre como o MODULA 6 pode ser felxível e simples. Com isso pretendo “chamar a atenção” para o sistema da casa e quem sabe dominar o mundo (veja item #3).

No fim de cada mês eu irei montar um “editorial”, que servirá de índice para os posts do mês, exatamente como uma revista. Com isso poderei “indexar” o material do blog em levas mensais, como se fossem números de uma revista, sendo que Dezembro e Janeiro são recessos do blog, porque chega uma hora que tudo isso enche o saco!

Não garanto nada…

Estas são as ideias que tenho para o blog em 2018. Acho que a norma maior vai ser produzir “pequenas coisas boas” e fazer com que o material flua com (alguma) qualidade ainda que de maneira frequente.

Como eu sempre estarei preso às minhas capacidades intelectuais eu prefir não colocar essas coisas como promessas. Não há garantias que eu não tenha outra crise de identidade dentro do hobby e fique perdido em minhas próprias ideias. Nem posso garantir que minha vida pessoal não comprometa qualquer coisa que eu escrevi aqui. Vai ser interessante rever este post no fim do ano quando fizer um balanço final do que deu certo e do que deu errado.