‘Making Of’ de Metal Morbius – Parte 1: Inspiração

Muito bem, este é a primeira parte de uma série de artigos que vai apresentar as etapas da confecção do primeiro suplemento do MODULA 6: o cenário de Metal Morbius.

Este artigo vai cobrir a fase de inspiração e concepção deste cenário, seguindo as orientações e boas práticas apresentadas no Free RPG Blog. Se você quer saber do que ele se trata de maneira geral, coloquei aqui uma breve descrição daquilo que acredito ter que desenvolver ao longo desta série.

Ideia

A ideia básica de Metal Morbius é trazer uma colônia espacial em um cenário alienígena pós apocalíptico. A galáxia não anda muito bem das pernas depois que o Glorioso Império Galático caiu e dividiu planetas e colônias em pequenos segmentos em eterno conflito. Metal Morbius é um “fosso de ladrões intergaláticos” na falta de uma descrição melhor.

Expandindo a ideia

Agora que temos uma ideia básica, o artigo que estou usando como referência me pediu para destacar quatro conceitos principais do cenário e, a partir deles, desmembrar 4 aspectos (2 positivos e 2 negativos).

O resultado deste “brainstorm” vcê vê no esquema abaixo.

MetalMorbius_Conceito

Conceituação por perguntas

Depois dos conceitos estarem formados, temos algumas perguntas para responder sobre Metal Morbius:

1. O que os jogadores farão no jogo ?

Os jogadores irão interpretar aventureiros, mercenários, caçadores de recompensas e trapaceiros que, por um motivo ou outro vieram parar em Metal Morbius. Eles terão que levar a vida com aquilo que sabem fazer, lidando com aventuras de espionagem, intrigas e ação.

2. O que o torna divertido?

Os personagens irão esbarrar em intrigas, traições, recompensas e opressão. Irão liderar rebeliões, saquear guildas e sindicatos criminosos e enfrentar ameaças de uma invasão iminente dos novos conquistadores da galáxia. Outro aspecto que torna o cenário divertido será a cidade em si. Sua descrição será esquisita, suas ruas labirínticas de arquitetura exótica e alienígena. Existem muitas espécies em Metal Morbius e é sempre divertido misturar implantes cibernéticos, homens lagartos e gosmas verdes telepatas.

3. Por que estou fazendo isso?

Porque quero criar um cenário de fantasia espacial bizarra. Esse é o tipo de coisa que eu aprendi a gostar quando criança e gostaria de passar isso para um RPG.

4. Quem irá jogar isso?

Eu.

5. O que eu quero fazer com isso?

Imprimir e jogar.

6. Você vai publicá-lo?

Só aqui no site mesmo. Sem print on demand.

8. Serve para Campanhas ou One-Shots

Regra geral: One Shots. Campanhas só serão atraentes para entusiastas do gênero (como eu).

9. Qual o rival mais próximo e como meu jogo se diferencia?

Talvez Paranoia? Sinceramente não me importo. Mas ele se diferencia por trazer uma fantasia urbana/espacial meio “suja” e não necessariamente escrachado.

Estilo de jogo

Vamos categorizar algumas coisas de forma a perfilar o jogo. Isso vai servir de guia para as decisões que terei que tomar nas próximas fases do projeto:

Cooperação
Cooperativo             [*---------] Competitivo
Recursos compartilhados [-----*----] Recursos Individuais

Mecânica de Jogo
Regra pra tudo  [----------*] Regras gerais
Sem dados       [--------*--] Muitos dados
Fácil de morrer [--*--------] Duro de matar

Criação de personagem
Aleatória (Rápida)   [------*----] Compra por pontos (devagar)
Escolha por lista    [----*------] Invenção dos Jogadores
Personagens mutáveis [*----------] Personagens estáticos

Elementos Táticos
Grids + miniaturas [----------*] Esboços no papel
Medidas precisas   [--------*--] Puramente descritivas

Estilo
Buscas pessoais [---*-------] Consequências que abalam o mundo
Humor           [---*-------] Sério
Realista        [---------*-] Cinematográfico

Descrição

1. Descreva o seu jogo em 5 palavras:

Guildas Espaciais, Colônia Decadente e Bugigangas.

2. Descreva seu jogo erbalmente em 12 segundos:

Metal Morbius é um RPG pós apocalíptico que se passa em uma galáxia distante em uma cidade decadente, bizarra e cheia de ação e intriga.

3. Chamariz de marketing (entre 12 a 25 palavras):

Bem vindos ao inferno, a cidade de metal, onde o crime impera, onde as pessoas não saem. Bem vindos a Metal Morbius

Consolidando o conceito

Bem, com essas características e definições, podemos descrever melhor o cenário, com novos dizeres:

Metal Morbius é um cenário urbano decandente com ares cyberpunks e de ficção científica. Guildas ditam o que acontece e quem vive em cada distrito desta megalópole que é governada por um chefão do crime impiedoso e poderosíssimo. Metal Morbius também se encontra em um planeta distante, mas que ainda teme ser atacado por aqueles que desejam o poder anteriormente ocupado por um império glorioso.