Augmented Reality – City Kit para jogos Cyberpunk

Hoje eu gostaria de falar sobre um dos suplementos que me impulsionaram de vez a terminar o MODULA 6: o Augmented Reality.

202175

Para mim, os jogos Cyberpunk sempre estiveram lado a lado com os de Espada & Feitiçaria na minha lista de favoritos. Tive ótimos jogos e aventuras neste gênero e sempre me interessei por jogos deste gênero. Eis que graças a um post do Diogo Nogueira na comunidade OSR Brasil conheci o Augmented Reality, um kit de criação de cidades para RPGs Cyberpunk.

Escrito por Paul D. Gallagher, o suplemento segue o conceito de design apresentado por Zak S em seu Vornheim para jogos OSR. Porém, enquanto Vornheim é focado em jogos de fantasia, Augmented Reality é uma ferramenta voltada às cidades Cyberpunk.

O livro possui mais de 50 tabelas temáticas que acrescentam algum detalhe na cena de jogo, seja para ambientes, PNJs, veículos, corporações, etc. O Mestre de Jogo pode optar por determinar o resultado aleatoriamente ou tirar ideias batendo o olho na tabela e tirar dali ideias que julga apropriado para o que está acontecendo. Sem dúvida esta é uma grande ajuda tanto quando o Mestre de Jogo está preparando sua aventura ou quando precisa improvisar alguma coisa durante o jogo – normalmente naquelas horas que os jogadores decidem levar seus personagens para lugares não planejados e rumos inesperados.

Não existe um único método aleatório para todas as tabelas. Algumas usam D100, enquanto que outras D10 e até mesmo posição dentro do papel – uma inspiração direta do Vornheim: você joga um ou mais dados sobre a página e o resultado vai depender sobre que temas os dados irão cair.

Os temas são bem variados e é tudo muito instigador em um livro muito bem apresentado, com diagramação que me lembra muito o Cyberpunk 2020. Sem dúvida foi esta a intenção dos editores. As tabelas tratam de diversos assuntos: construções, localidades, estrada, gangues, hackers, corporações e diversos tipos de PNJs. Folear o livro pode trazer inúmeras inspirações pois é capaz também de instigar o Mestre de Jogo a pensar “o que eu posso fazer com esse elemento em cena?”.

Augmented Reality está disponível no DriveThruRPG.com e é no esquema Pay What You Want (PWYW: Pague Quanto Quiser). Se você está em alguma campanha cyberpunk de qualquer sistema, como Savage Worlds, GURPS, Fate, ou (porque não) MODULA 6, não pode deixar de conferir este suplemento.