Vem aí o Modula 6: um hack do OpenD6

modula-6_logo

Com a intenção de experimentar novos jogos eu andei flertando com o OpenD6, mais especificamente a sua versão “enxuta”, o MiniSix. Os motivos dessa experimentação ficam para um post futuro, mas eu estou trabalhando arduamente em um “hack” deste interessante sistema das antigas.

Ele se chama Modula 6 e a intenção deste hack é apresentar um excelente e consagrado sistema da era de prata do RPG gringo em língua portuguesa. O primeiro produto deste projeto é um livro de regras completo para jogar RPG.

O Livro de Regras irá conter as regras para criação de personagens, resolução de ações, combate, veículos e poderes extraordinários (como Magia, Psiquismo e Mutações). Assim como os documentos de referência que o originou (e, acredite, são muitos), Modula 6 será totalmente lançado sob a OGL, com material aberto para o desenvolvimento de outros jogos.

Além das regras em si, estou trabalhando em mini-cenários prontos, que servem de inspiração e ajudam o Mestre de Jogo. Estou fazendo um esforço extra para torná-lo também amigável para o jogador iniciante, com instruções claras e exemplos de como conduzir uma partida, aplicar as regras e criar suas próprias aventuras.

O rascunho das regras está pronto e o texto em processo de revisão. Depois, irei lançar uma versão preliminar para a comunidade de jogadores para que o texto seja avaliado. Depois, o PDF final será disponibilizado em uma página aqui no blog – tudo isso previsto para as próximas semanas. Até lá 🙂