Dev Note #3: Conteúdo de um ‘Módulo Básico’

Durante a concepção do Nereus MB, precisei estipular que tipo de material seria considerado “básico” e “genérico” o suficiente para ingressar no livro. Depois de ponderar sobre o assunto, voltei para 2007 e tentar descobrir o que me fez iniciar este blog e o desejo de criar um RPG genérico.

Naquela época eu era grande entusiasta de três sistemas principais: GURPS, Fuzion e OPERA. Eu gostava dos dois ultimos pois eles apresentavam em seus livros básicos Artes Marciais, Magia, Superpoderes e Poderes Psíquicos. GURPS ainda resisita em disponibilizar tantas mecânicas em seu MB, mas corrigiu isso com as novas edições.

Bebendo destas influências, esta edição revisada irá contar com os seguintes temas genéricos, além do próprio “core”:

  • Equipamentos (itens, armas e armaduras)
  • Poderes Extraordinários (Magia, Poderes Psíquicos, Mutações e Superpoderes)
  • Artes Marciais (manobras de combate desarmados)
  • Tecnologia (implantes cibernéticos, computadores e robôs)

Acredito que nenhum livro de regras genéricas deva omitir esses assuntos, mesmo que sua abordagem seja apenas para ensinar a “ideia por trás da ideia”. Muitas vezes é melhor apenas ensinar a pescar do que prover o peixe. Fate aposta nisso e provê todo o resto em jogos powered by Fate e suplementos do Fate Core.

Tentei compilar todas as referências que eram possíveis, ou seja: referências que fossem open source cujo licenciamento permitissem obras derivadas. Este material foi desenvolvido com base nos SRDs do Fate Core, Accelerated, Toolkit e Venture City – além do que eu mesmo criei quando estava escrevendo Aventureiros da Masmorra Proibida e Sektor-2084.

Foram meses polindo este material. Revisando o novo MB agora, creio que finalmente cheguei no resultado que esperava lá atrás, nos primordios do blog.