Poderes Jedi para Fate Acelerado

mara_jade_1

Hoje é dia 4 de Maio é o dia que permite que os nerds façam um trocadilho estúpido com a data em inglês (May the 4th) com a celebre despedida Jedi “May the force be with you”. Mas também é um pretexto muito legal para falar sobre Star Wars sempre que possível.

Para celebrar este dia, vou apresentar aqui um esboço maroto de como eu uso os poderes Jedis em Fate Acelerado (ou Nereus). Sem mais delongas, poderes Jedi.

Personagens Jedis

O “poder da Força” permite que os seus adeptos façam coisas incríveis. Saltar por aí, usar seus reflexos, sentir a força e os distúrbios do Lado Sombrio, etc. Para ter acesso a algum destes poderes seu personagem precisa possuir algum aspecto que justifique tal fato. Na verdade, são grandes as chances de que o Aspecto Principal do personagem seja justamente aquele que irá determinar qual o envolvimento dele com os poderes da Força.

No caso dos personagens Jedis existem três classificações:

  • Adeptos da Força, ou Iniciados
  • Padawan
  • Cavaleiro Jedi

É obrigatório que o “Aspecto Jedi” do seu personagem seja capaz de situá-lo em uma destas três classificações. Normalmente os personagens jogadores sempre começam uma  campanha como Adeptos da Força ou Padawans.

Uma vez determinado o aspecto, é a partir dele que se estabelece o grau de envolvimento com a Força. Personagens Iniciados, Adeptos ou Padawans terão acesso às “Ações da Força“, enquanto que Cavaleiros Jedi também terão acesso a outra categoria de ações: “Poderes Jedi“. Veja cada uma delas adiante.

Perceba que essa diferença sutil faz toda a diferença, pois limita pelo próprio aspecto que tipo de ações o personagem pode se beneficiar. Então o aspecto lhe concede a permissão em jogo para usar suas abordagens para essas “coisas de Jedi”.

Cada categoria possui uma lista de sugestões do que se pode fazer com a Força. Cada ação, quando relevante, irá conter uma dificuldade que deve ser usada nas jogadas de dados, especialmente no que diz respeito a ações de Criar uma Vantagem.

Perceba que um personagem Jedi ainda está limitado aos valores de suas abordagens. Você pode melhorar uma ou outra ação usando seus pontos de destino invocando seu Aspecto Jedi ou criando uma façanha para uma destas ações e uma abordagem específica.

Ações da Força

Ampliar sentidos [Adequado (+2)]: a Força é capaz de alterar a percepção das coisas, afetando os sentidos do próprio personagem. Se bem sucedido em uma jogada de dados, o Jedi terá (até o fim da cena) o Aspecto “Sentidos Aguçados” com direito a uma invocação livre (duas, se bem sucedido com estilo).

Projetar mente [Ótimo (+4)]: permite colocar sua voz na mente de outra pessoa, desde que o personagem saiba onde seu alvo está. Assume-se que a distância entre eles seja de até duas Zonas.

Sentir a Força [Adequado (+2)]: permite que o personagem sinta a presença da força em uma pessoa ou zona. Se bem sucedido no teste, qualquer aspecto de situação ou de personagem relacionado à Força será descoberto pelo personagem. Cavaleiros Jedis e outros adeptos mais experientes podem ocultar sua condição, aumentando esta dificuldade para Ótimo (+4).

Sentir a Vida [Regular (+0)]: a Força possui uma relação estreita com a vida. Qualquer forma de vida é, para os Jedi, uma manifestação da Força. O personagem pode sentir a energia vital presente em uma Zona, a fim de descobrir a presença de vida no local em que está.

Visões do Passado [Ótimo (+4)]: permite reconhecer os fatos ocorridos em uma zona ou uma experiência passada por uma pessoa. Em termos de jogo, o personagem irá conhecer os fatos e aspectos de um evento específico. Nem todos os aspectos poderão ser invocados, mas os que ainda forem verdade no universo de jogo podem ser invocados dependendo da justificativa e contexto dado pelo grupo de jogadores.

Ações Jedi

Vamos ao que interessa aqui. Tudo que vimos acima pode ser ensinado por pessoas que sejam apenas sensitivas à força e até mesmo dominado por auto-didatas. Mas o treineamento dos Jedis (e dos Sith) permitem ações ainda mais impressionantes.

Chamado da Força [Adequado (+2)]: permite usar a força e a projeção de mente de uma forma mais sutil, aumentado a moral de um grupo ou pequeno exército. Sempre que bem sucedido em uma jogada, os aliados do personagem Jedi irão ganhar um Encorajamento. Se bem sucedido com estilo, o aspecto irá perdurar até o fim da cena.

Manipular mente [variável]: permite criar uma vantagem sobre alguém, criando um aspecto falso que irá ser tomado como verdade pelo alvo da manipulação. A dificuldade irá depender de uma jogada de defesa por parte do alvo, que poderá usar sua Abordagem Inteligente ou uma proficiência (caso o NPC for um capanga). O aspecto falso poderá ser invocado contra ou imposto sobre o alvo.

Telecinese [Adequado (+2)]: afeta um objeto da mesma zona. Permite alterar ou criar um aspecto de situação sobre um objeto, movendo-o com a força do pensamento. Uma invocação livre é permitida (duas, se bem sucedido com estilo). Crie aspectos como “Vidro Quebrado”, “Pedra Voadora”, “Fios Entrelaçados, Portas Escancaradas“, etc.

Façanhas Jedi

Aparar Tiros: seu personagem possui uma habilidade incrível em usar o sabre de luz para aparar os tiros e outros ataques à distância. Como você sabe apara os tiros, ganhe um bônus de +2 sempre que, sendo Rápido, se defender de ataques à distâncias utilizando seu sabre de luz.

Ataque poderoso: seu personagem possui uma técnica poderosa com ataques usando o sabre de luz. Como você possui um ataque poderoso, ganhe um bônus de +2 sempre que, sendo Forte, realizar um ataque com seu sabre de luz.

Esgrima Jedi: seu personagem é incrivelmente ágil com o sabre de luz. Como você é um Esgrimista Jedi, ganhe um bônus de +2 sempre que, sendo Rápido, realizar algum ataque contra um único oponente com seu sabre de luz.

Esquiva sobrenatural: seu personagem possui sentidos naturalmente alertas em um conflito, graças ao poder da força. Como você possui uma esquiva sobrenatural, ganhe um bônus de +2 sempre que, sendo Rápido, se defender de ataques em um conflito.

Salto da Força: seu personagem pode utilizar a força para realizar um grande salto que pareceria impossível. Uma vez por sessão de jogo, o personagem conseguirá passar de uma zona para outra quando o obstáculo a ser ultrapassado estiver relacionado à altura.

O Lado Sombrio

Usar e abusar dos poderes tem o seu preço. Existem ações proibidas como o uso do poder da força que acabam por corromper o personagem. Os poderes do lado sombrio normalmente estão relacionados à manipulação dos elementos naturais, da mente das pessoas e da própria energia vital.

Sempre que o grupo julgar que o uso do poder da força puder resultar em um desequilíbrio da força, o aspecto Jedi do personagem poderá ser imposto sobre ele, impedindo-o de usar.

Caso o personagem insista em utilizar o poder ele poderá fazer duas escolhas:

  • Pagar com um ponto de destino a recusa da imposição e renomear um aspecto do personagem no final de uma etapa significativa ou maior, de forma a refletir em uma corrupção.
  • Manter seus pontos de destino intactos e renomear imediatamente um aspecto ou consequência de forma a refletir em uma corrupção

 

Referências

Trilogia Clássica: não perca seu tempo com nenhum outro filme. Atenha-se à trilogia clássica: Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi

The Jedi Path: Livro descritivo sobre os Jedis, referência primordial para este artigo