Projeto Sektor-2084: Implantes cibernéticos

sektor-bannerDepois dos arquétipos e façanhas, chegou a vez dos implantes cibernéticos ganharem um capítulo inteiro só para eles. Trabalhei na ideia de que como quase tudo em Fate, os implantes deveria ser “free-form”, ou seja, o jogador é quem irá definir exatamente o implante que quer para o seu personagem. Claro que existe uma boa quantidade de exemplos no livro, mas a ideia é permitir as ideias mais criativas fazerem parte do jogo.

Então, ao escrever o capítulo sobre Cybertech, o desafio se tornou em como lidar com algo tão subjetivo e abrangente e oferecer algum conteúdo sem amarrar demais as coisas. Este post irá explicar como isso foi feito e como os implantes cibernéticos irão funcionar em Sektor-2084.

Aspectos tecnológicos

Todo e qualquer personagem que deseje ter um implante cibernético deve assumir um aspecto tecnológico que explique exatamente como ele funciona. Pode ser algo simples como “Braço Biônico de Capacidade Ampliada” ou “Articulações Sintéticas Simuladas”. Qualquer coisa vale desde que seja relevante e adequada para o jogo.

A única exigência de fato é que o jogador deverá enquadrar seu aspecto tecnológicos (ou aspectos, se tiver mais de um implante) em uma das três categorias: simulação, ampliação, desfiguração.

Simulações: são substituições. Potencialmente você não poderá fazer nada sobre-humano com um implante assim, pois ele simula as mesmas condições de um membro normal. A única diferença é que simulações são confiáveis e você pode invocar o aspecto tecnológico para somar +2 a uma façanha que utilize o implante sem grandes justificativas. Podem ser facilmente ocultas e um personagem pode passar a vida toda ocultando sua condição se isso for útil para ele. Apenas uma inspeção médica (com scanners apropriados) poderiam detectar um implante de simulação.

Ampliações: são implantes que não apenas substituem partes do corpo como também as melhoram. O personagem possui acesso a uma série de façanhas tecnológicas específicas para serem usadas em conjunto com seu aspecto tecnológico. São mais difíceis de se ocultar, normalmente visíveis a olho nu, embora ainda possam ser encobertos, ocultos e disfarçados.

Desfigurações: levam ampliações ao limite. São implantes que descaracterizam a funcionalidade do corpo humano, como membros extras, garras, caudas e compartimentos mecânicos extras. São impossíveis de serem ocultos, pois o processo ou resultado do implante desfigura completamente a anatomia do personagem. Obviamente dão acesso a façanhas de efeitos extremos e sobre-humanos.

Façanhas

Ampliações e Desfigurações oferecem grupos distintos de façanhas. São façanhas que estão relacionadas a algum tipo de implante. Então se o personagem possuir um aspecto condizente com façanhas relacionadas à ampliação de sentidos, então o jogador poderá comprar algumas destas façanhas para ele.

Como a mecânica de Aspecto é naturalmente free-form, isso torna imprevisível que ideias malucas os jogadores terão para “equipar” seus personagens. Por esse motivo, mantive as façanhas as mais genéricas possíveis, levando em conta três possíveis áreas de efeito:

Membros: pernas e braços podem ser substituídos ou acrescentados. Eles podem ser na forma humana ou acrescentar características excepcionais como garras, pinças ou exercer uma força maior que o normal.

Sentidos: suas alterações podem afetar partes do corpo que regem um dos sentidos: olfato, paladar, visão e tato. Eles podem ampliar algum sentido ou trazer novas habilidades (como uma visão termal para enxergar no escuro).

Cérebro: implantes não são necessariamente algo externo e facilmente visível. Ele pode ser uma placa biomecânica que pode cumprir alguma função mental do personagem, como ter uma memória fotográfica, uma capacidade de aprendizado incrível ou simplesmente prover algum talento ao personagem que ele não possuiria naturalmente, como ler incrivelmente rápido, etc.

Abaixo, veja alguns exemplos (haverão mais no livro):

Articulações Ampliadas: o personagem possui grande força nas articulações  que permite que ele realize proezas físicas mais intensas. Como você possui Articulações Ampliadas, ganhe um bônus de +2 sempre que Superar um Obstáculo sendo Forte. Isso inclui saltar ou percorrer distâncias maiores que um humano normalmente seria capaz.

Armadura dermal: o personagem possui um resvestimento capaz de proteger o personagem quando ele tenta se defender. Como você possui uma armadura dermal, ganhe um bônus de +2 em suas jogadas de defesa sendo forte sempre que você se defender de algum ataque com armas ou impactante.

Armadura dermal 2.0: requer “Armadura Dermal”. Além do bônus da versão 1.0, a Armadura dermal 2.0 permite que o personagem tenha a sua disposição uma consequência leve (-2)  extra. Esta consequência só poderá ser reutilizada quando a armadura passar por algum processo de reparo. Até lá, o personagem terá a consequência Implante avariado e só contará com seu bônus de +2 concedida pela versão 1.0.

Calibração de mira: seus implantes de sensor permitem corrigir da melhor forma possível a sua mira a poucos instantes de um ataque. Considere -2 o menor valor possível nas suas jogadas de ataque que utilizem armas de fogo.

Disparada: esta façanha permite que o personagem possa efetivamente correr como uma máquina, podendo alcançar 80km/h. Esta é um dos poucos casos em que personagens e veículos podem operar no mesmo escopo. Como você possui Disparada some +2 sempre que superar um obstáculo sendo Rápido sempre que correr em disparada nesta velocidade.

Garras cortantes: o personagem possui em sua desfiguração um par de garras retráteis que possuem o aspecto “Lâminas Cortantes”. Como você possui Garras cortantes, ganhe um bônus de +2 sempre que atacar sendo Rápido ou Forte (escolha apenas um). Por conta do aspecto “Lâminas Cortantes”, se bem sucedido com estilo em um ataque, você causa um agravante de +1 no dano causado sem gastar pontos de destino.

Neuro-Controle: o personagem possui um receptor implantado capaz de atuar como controle remoto de qualquer dispositivo que consiga ter privilégios de controle. Talvez o personagem (ou algum aliado) tenha que hackear algum dispositivo, para que ele possua os privilégios necessários.