Material descritivo

O background de um cenário, por mais simples que seja é importante para um GM. Quanto mais material você tiver, menor será a necessidade de preparar uma aventura. Em meio a tantas adaptações e ricas fontes de informações encontradas na internet, fica fácil dispor de material de campanha sem gastar um centavo a mais.

O material descritivo é importante para dar uma ideia de que tipo de histórias podem ser criada e que aspectos podem ser criados. Vamos listar aqui algumas ideias de onde encontrar material de jogo em wikis e e-books.

1. Tagmar

Tagmar é o primeiro RPG nacional. Ele perdura até hoje com o bem sucedido projeto Tagmar 2. O mais legal é que eles disponibilizam um livro de ambientação praticamente descritivo, com uma linguagem própria do RPG em si, o que facilita a conversão do material para o seu sistema, assumindo que você não queira mesmo aprender um novo sistema. Isso não o impede de jogar Tagmar e compartilhar histórias com este que é uma gema do RPG nacional. O material todo está disponibilizado na página do projeto. Eu mesmo estou estudando o material aos poucos (porque tem muita coisa boa disponível ali) para utilizá-lo em minhas aventuras usando o Fate.

2. Titannica – a Wiki de Aventuras Fantásticas

Não escondo meu saudosismo aqui: Titan foi meu primeiro cenário de campanha que mestrei. Ele possui elementos familiares aos fãs da série Aventuras Fantásticas(ou Fighting Fantasy no original). Se você é também fã da série, saiba que existe uma excelente wiki do mundo chamada Titannica – Fighting Fantasy Wiki. Esta wiki contém muita coisa boa e a descrição dos três continentes (Allansia, Khul e O Mundo Antigo), bem como personagens consagrados e cidades notórias (como a famosa cidade dos ladrões, Blacksand).

3. Memória Alfa

Seu negócio é ficção científica? Tudo bem, não vamos ficar só na base da fantasia medieval aqui. Vamos começar com um clássico: Star Trek. Seguindo a receita “wiki” fica fácil: o site Memória Alfa apresenta toneladas de material descritivo sobre o universo de Jornada nas Estrelas e o melhor de tudo: em português.

4. X-files Wiki

Ainda na base do saudosismo, não poderia deixar de indicar a wiki do Arquivo X. Seguindo a receita dos sites acima, este portal irá descrever episódios, personagens e entidades do seriado. Se você tem um bom sistema investigativo, pode portar os conceitos dali para a sua mesa.

5. TV Tropes

Se você joga Fate, sabe como pode ser complicado ter inspirações para os seus Aspectos, sejam os de personagens quanto de situação. Para mim, o TV Tropes foi uma grande fonte de inspiração. Eu o uso como ponto de partida para definir os elementos de um determinado gênero de jogo ou estilo de aventura e narrativa. O site ajuda e muito a composição de aspectos. Na verdade, alguns tropos são, por si só, aspectos ótimos para personagens de Fate.