#RPGaDay8 – RPG na mídia: Big Bang Theory

Dando continuidade ao #RPGaDay2015 hoje vou falar um pouco sobre como o RPG é representado na grande mídia hoje em dia e como jogadores de RPG podem ser insuportáveis.

Quem foi atrás dos primórdios do RPG deve ter encontrado algumas referências obscuras da mídia desinformada ou oportunistas que se dizem “religiosos” para conseguir um pouco mais de atenção e dinheiro. O RPG já foi alvo de escárnio tanto aqui quanto nos EUA. Hoje em dia é possível encontrar algum ser insistindo nisso, mas a verdade é que as atenções estão voltadas para o video-game agora.

Hoje ser geek é moda. Mas por mais que eu odeie ver pessoas que me alopravam na escola por ser “estranho” hoje vestirem camisetas de Star Wars, tudo tem um lado positivo.

O RPG é o “Banco Imobiliário” de nerds mundo afora. É, possivelmente, o único evento social que um nerd mais tímido se sente a vontade de conversar e expor seu lado mais extrovertido.

Big Bang Theory é uma das séries mais assistidas do mundo. E muita coisa da cultura nerd é exposta ali que nós podemos reconhecer e rir. O RPG não é exceção. Por dois ou três episódios, Big Bang Theory apresentou o grupo de amigos jogando D&D.

Pela primeira vez em muito tempo o RPG finalmente foi representado como algo que não fosse assustador, grotesco ou infernal. Ele era um jogo ali. Idiota em alguns momentos, imersivo em outros. Eu achei muito legal que muitos vieram me perguntar sobre RPG depois de assistirem um dos tais episódios. Isso é ótimo!

Mas (sempre tem um “mas”) o que me surpreendeu foi a reação de alguns jogadores que detestaram o fato da partida de Leonard, Sheldon e demais ser alvo de piada. Que o RPG foi ridicularizado e não foi uma representação fiel do sistema de jogo e blá blá blá.

Eu me pergunto, o RPGista se leva a sério demais. Na real, se você for um desses eu te digo: baixe a bola. RPG é só um jogo. Eu entendo o fascínio que ele causa e sei bem o esforço que ele requer: você cria mundos, tramas e personagens. O jogo é longo, e uma campanha bem sucedida requer um pouco de regularidade e disciplina por parte de todos.

Mas, Big Bang Theory é um seriado de comédia. Eles fazem piadas com o fato dos protagonistas serem Físicos e Engenheiros (os “oopas loompas” da ciência, segundo Sheldon) e um profissional sério não vai levar essas piadas pro lado pessoal. O que você esperava em um seriado de COMÉDIA?

Eu acho bizarro a galera reclamar de certas coisas, e como alguns colocam o RPG acima de qualquer coisa, censurando e criticando qualquer representação considerada “inapropriada” do hobby, como se isso fosse algo maior. Isso me cheira a fanatismo, o mesmo daqueles malucos que dizem que se você joga RPG você irá queimar no inferno e blábláblá.

Minha sugestão a todos: JOGUEM! Joguem como nunca jogaram em suas vidas. Rolem seus dados sem nenhuma vergonha, porque muitos sabem o que é RPG e que isso não é nada comparado aos “terríveis” video games. Nunca foi tão legal jogar RPG, aproveitem enquanto a vida lhe permite se reunir com seus amigos ao redor de uma mesa e divirta-se!