#RPGaDay 7 – RPG Gratuito favorito: Fuzion

Um #RPGaDay nostálgico! Hoje vou falar de um RPG gratuito antigo, de 199X – a época do Pearl Jam, 7up e camisas de flanelas. Ele não é o meu RPG gratuito favorito per se, pois este seria o Fate Accelerated mas como eu já falei dele nessa série de posts, decidi indicar algo diferente.

Fuzion é a fusão de dois sistemas: Interlock System (usado em diversos jogos da R. Talsorian Games, como o Cyberpunk 2020) e o HERO System.

Ele é um daqueles sistemas genéricos clássicos provenientes da época: atributos, perícias, vantagens e desvantagens. A fórmula que todo jogador de GURPS conhece.

Os atributos (inflados para os dias de hoje) são: Constitution, Strength, Body, Intelligence, Willpower, Presence, Technique, Reflexes, Dexterity e Movement. Atrelados a eles, você tem Derived Stats, Characteristics e Skills.

Testes são feitos jogando 3d6 (ou 1d10) somando seus atributos + skills + bônus contra um valor de dificuldade ou o resultado do seu oponente, no caso de uma disputa.

A diferença do Fuzion é que ele é condensado. Muita coisa que outros sistemas (inclusive os que o originaram) levam páginas e páginas para descrever, Fuzion esclarece em poucas páginas, deixando tudo muito enxuto.

Isso não implica em simplicidade – o jogo pode ser bem crunchier se você quiser. Para isso você irá precisar de plug-ins que são mini módulos que irão agregar um elemento ao jogo. Em sua versão mais completa, o Fuzion Rules apresenta 4 plugins que se tornaram consagrados entre os fãs: Artes Marciais, Superpoderes (que engloba a magia), Poderes Mentais e Mechas (robôs gigantes).

Fuzion foi importante para mim, pois este foi o primeiro sistema em inglês que eu encarei de frente e de fato joguei. Ele tem um lugar reservado no meu coração de gamer e as aventuras que criei para ele influenciam meus jogos até hoje.

Se você está interessado, pode baixar as regras gratuitamente e ainda conferir o TranzFuzion, um fansite com muito material de jogo.