Editorial (Junho 2013): Novo livro de regras e tradução do Fate SRD

Olá a todos,

Ontem iniciei o projeto para a quarta edição de NEREUS RPG. Esta edição irá marcar uma mudança de paradigmas no sistema. Ele passará a ter uma base bem diferente daquela que inspirou o sistema em suas edições anteriores.

Com a publicação do SRD do Fate Core, qualquer desenvolvedor de jogos (profissiona ou amador) pode criar algo em cima dele: suplementos, aventuras, cenários de campanhas e traduções.

Desta forma, irei utilizar o FATE Core SRD como base para o novo livro de regras do Nereus. Sendo assim, o objetivo do NEREUS 4E é justamente trazer uma versão traduzida do sistema, com alguns ajustes eventuais.

O motivo disso é puramente uma questão de preferência. Poucos sistemas de RPG ainda me empolgam para jogar. Destes, Fate é o único que me motiva a desenvolver algo em cima dele. Mas, como o jogo é em inglês decidi traduzir seu conteúdo. Entretanto eu não poderia associar esta tradução ao jogo em si. Pelo menos, não sem uma autorização da Evil Hat Productions. A licença permite que eu lance material derivado e utilizar um selo próprio ou usar o selo “powered by Fate”. Por este motivo, resolvi usar do nome Nereus para transmitir a mecanica do SRD  e lança-lo em forma de uma nova edição do Nereus (“powered by Fate”).

A verdade é que os sitemas mais populares já saturaram a minha mente. Eu não suporto mais todas estas complicações, detalhes específicos, guerra de edições e fanboys me azucrinando. Encontrei em Fate o sossego que eu sempre quis. O fato dele ser genérico ajuda muito, pois posso criar qualquer coisa com ele e ensinar qualquer pessoa a joga-lo: basta usar o Fate Accelerated.

Unir o util ao agradavel me pareceu o correto. Além disso o blog em si irá publicar material de jogo em cima de uma base sólida, e será compatível com outros jogos do mesmo selo.

Com todas estas mudanças, o livro de regras será reescrito. Ainda é muito cedo para falar de alguma data de lançamento, mas o fato é que boa parte da nova edição virá da tradução do SRD. Pois bem, comecei ontem a tradução do documento e creio que irei avançar bastante ao longo das férias. Talvez depois de um mês eu apenas dedique meus fins de semana para esta tradução, o que poderá diminuir um pouco o ritmo das coisas.

Por este motivo, ao fim de cada editorial do mês, pretendo incluir uma lista de quais capítulos foram traduzidos. Isso cria uma certa pressão (e expectativa) sobre mim mesmo e isso irá me motivar a continuar a tradução mesmo no famoso “período de pouca evolução aparente”. A lista abaixo é simples: todos os capítulos a serem traduzido estão listados aqui, com seus nomes originais. Para cada um, existem três status possíveis: tradução em andamento, rascunho pronto e revisão concluída. Se nada constar, significa que a tradução não começou para aquele capítulo.

De antemão, aviso que os exemplos serão adaptados, ao invés de traduzidos. Este é um detalhe menor, mas eu decidi usar outras situações para exemplificar algumas das regras, espero que concordem comigo ao final. Quando o rascunho estiver pronto, os capítulos serão revisados. A medida que a primeira revisão de um capítulo estiver pronta, irei disponibilizá-la aqui no blog, em uma página separada. Ela não será a versão finalizada, e nesta altura qualquer correção ou sugestão será MUITO bem vinda!

Capítulos do Fate SRD para Nereus RPG:

1. The Basics: rascunho pronto

2. Game Creation: tradução em andamento

3. Character Creation

4. Aspects and Fate Points

5. Skills and Stunts

6. Actions and Outcomes

7. Challenges, Contests, and Conflicts

8. Running the game

9. Scenes, sessions and scenarios

10. The long game

11. Extras