Fate Core: a nova era do Fate RPG!!! (primeiras impressões)

E lá estava eu, no trabalho, na minha clássica pausa de 10 minutos para o café. Passando os olhos nas notícias de tecnologia, nada de novo – os mesmos fanboys de sempre e as mesmas “novidades”.

Cansado de me “informar” decidi gastar meu tempo de descanso para o meu hobby favorito. E poucos sistemas me empolgaram tanto quanto FATE. Falei dele algumas vezes aqui e resolvi dar uma olhada no site oficial. E qual não foi minha surpresa ao ver que, desde o dia 25 de maio, o tão aguardado FATE Core está disponível para Download.

Tanto o Fate Core quanto o Fate Accelerated estão disponíveis para Download e a comunidade de jogadores já pode começar a jogar! A política da Evil Hat é que você estipula o preço. Como estou sem cartão, ainda não poderei doar, mas ao dar uma olhada por cima do livro básico, é impossível não querer apoiar o trabalho dos caras. Vou doar 15 dólares no fim do mês!

Fate Core possui 310 páginas (bem mais conteúdo que a edição anterior, com 90 páginas) e ele possui todo o material necessário para jogar: criação de personagens, a mecanica do jogo, Aspects, Skills, Stunts e uma seção inteira dedicada ao Mestre de Jogos. A diagramação é competente e inspiradora e as ilustrações de muito bom gosto.

É inegável o talento da Evil Hat e o carinho dos autores nesta que é a melhor versão do Fate lançada até agora.

A versão condensada das regras, o FATE Accelerated é mais enxuto: possuindo 50 páginas, lembra um pouco a abordagem da edição anterior e este PDF é candidato a impressão.

Estou digerindo os dois PDFs e irei dar mais detalhes em uma resenha completa assim que possível.

Além disso foi anunciado que em meados de Julho o documento de referencia estará disponível, sob a OGL e uma licença creative commons. Assim que disponível vou começar o trabalho de tradução pois  estou avaliando a possibilidade do FATE será a nova base para o NEREUS RPG.

Independente disso, FATE é FODA! Altamente aconselhável para qualquer tipo de jogador, iniciante ou experiente.