Editorial (Novembro 2012): Updates, comprando PDFs e a Jornada do Herói

Olá caros chutadores de Orcs,

Mês passado consegui colocar no ar a primeira versão da quarta edição do Nereus RPG. Ele é o maior livro de regras do Nereus até o momento: 72 páginas. E teremos mais. Nada muito ambicioso, no entanto. 100 páginas seria o ideal. Mais que isso é muita coisa. Ele será ligeiramente ampliado, a medida que alguns capítulos opcionais são agregados a ele. A escolha destes capítulos são provenientes dos artigos e suplementos escritos até o momento. Se eles forem “genéricos” o suficiente para constar no Livro de Regras, eles estarão lá. Entretanto, não espere muito mais coisas dentro do livro básico, pois ele ainda é… “básico”. E, para a próxima versão (a ser lançada no dia 4 de março de 2013), irei finalmente rever as regras de tecnologia, que merecem de um pouco mais de atenção.

Enquanto este dia não chega, dou continuidade no primeiro suplemento da quarta edição: Calatoria. Infelizmente, nos ultimos tempos, estive ocupado com trabalho e outras obrigações que me impediram de progredir no suplemento, mas quem sabe ele estará pronto até o Natal (uma nova e emblemática data limite).

Mudando de assunto, comprei meus primeiros PDFs na loja do Steve Jackson. Comprei duas edições da Pyramid e pretendo adquirir outros dois suplementos para GURPS no mês que vem. Como grande fã do sistema, acho que esta é a melhor maneira de adquirir os suplementos sem depender da burocracia das lojas (na verdade, a burocracia é do governo) ou boa vontade da representante do sistema em nosso país. Fora a comodidade e o preço ligeiramente mais barato que o produto físico.

A experiência da compra foi tão fácil que chegou a assustar. Afinal, todo o catálogo do GURPS está ali, e você tem o produto disponível imediatamente. Talvez o PDF (ou semelhante) seja o futuro do RPG, afinal. Mas ainda falta um pouco mais de recursos que torne o livro digital mais interativo. Alguns hyperlinks internos a cada referência de página ou ainda quem sabe o PDF possa evoluir para um novo formato com sons e animações. O fato é que esta experiência de consumidor me ajudou muito em determinar o que NEREUS pode ser, no futuro.

Sobre as novidades do NEREUS em termos de design de jogo é sobre a evolução do personagem dentro de uma aventura ou campanha. Tive uma ideia recentemente em incluir alguma coisa parecida com a Jornada do Herói no Livro de Regras. Não é uma regra específica, na verdade ela será apenas uma sugestão para que os jogadores sigam para interpretar seus personagens, ou Mestres para criar suas aventuras.

A ideia é que um ciclo como o sugerido pela Jornada possa ser utilizado para que o Mestre premie os Personagens-Jogadores em momentos específicos na carreira de cada herói. Esta ideia está em desenvolvimento e talvez esteja presente na versão Kongur ou Huangshan.

Bem, agora se me dão licença, vou voltar ao Calatoria. O lançamento está próximo.

Até mais,

Guilherme “Besouro Suco”