Editorial (Julho/Agosto 2012): Nereus 4.0, Calatoria e outros lançamentos

Apesar da aparente morosidade do blog, estamos até que bem em termos de produção de material. Mas uma pequena mudança na estratégia de lançar material faz com que o site seja atualizado em um ritmo não tão acelerado.

Então vim aqui reportar o que está sendo produzido até o momento, e quando ele estará disponível para a galera.

O primeiro lançamento é o Nereus 4E. A nova versão do livro de regras. Essa nova geração do Nereus irá trazer algumas novidades, além das costumeiras correções no sistema. O primeiro impacto é a diagramação: ela foi simplificada para favorecer a leitura o-line, já que o seu material foi ligeiramente ampliado e imprimir o livro já não é uma opção tão boa assim.

Estamos investindo tempo em publicar o Nereus 4E em PDF e ePUB (para tablets, e-readers e smartphones). Além desses dois formatos, está nos nossos planos favorecer os jogos on-line (ou para Mestres que usam Laptops em suas mesas) e no futuro vamos publicar uma versão HTML, para leitura em desktops e laptops. Para os interessados em desenvolver obras derivadas do Nereus, ele também será disponibilizado em TXT e ODT (OpenOffice ou LibreOffice).

Outra mudança é o lançamento das “sub-Ediçoes” da quarta edição: cada versão ganhará um codinome e tais codinomes seguirão uma temática, no caso da quarta edição, de nomes de montanhas. A primeira versão será de codinome “Fuji” e a versão definitiva da quarta edição será chamada Everest. Isso reforça a ideia que o Nereus é um sistema em constante desenvolvimento. A periodicidade de lançamentos de cada sub-edição será em torno de 6 meses, até culminar na versão Everest. Depois dela não há planos para uma quinta edição, reforçando a cunha de versão definitiva do sistema. Considerando a experiência das três ultimas edições, acredito que Nereus 4E terá algo em torno de quatro versões, sendo assim uma linha de desenvolvimento de um ano e meio até a versão definitiva.

O PDF do Nereus 4.12.10 (Fuji) será lançado no dia 10 de outubro de 2012.

Agora, tratando de suplementos, vou utilizar a divisão da quarta edição para planejar os lançamentos. Para esta versão, dois suplementos estão previstos: Calatoria e Decadentia. O primeiro será um cenário de fantasia medieval no melhor estilo “Sword & Sorcery”, o segundo (já mencionado anteriormente) será um cenário pós apocalíptico.

Além destes dois suplementos está prevista a publicação de uma aventura pronta introdutória, ainda sem nome, para jogadores iniciantes. Calatoria está previsto para a segunda metade de Novembro. Decadentia, por sua vez, deverá ser publicado em meados de Janeiro. A aventura introdutória será lançada em Fevereiro.

A versão seguinte do Livro de Regras será lançada no dia 4 de Março, e embora tenhamos uma ideia dos suplementos que serão lançados (veja abaixo) temos muitas coisas para fazer, corrigir e criar.

Esse sistema de publicações permitirá uma melhor organização da linha editorial do Nereus e o seu desenvolvimento e aprimoramento do sistema será mais proveitoso.

Com a média de dois suplementos por versão teremos 3 netbooks (livro de regras mais dois suplementos) ao longo de 6 meses, uma média de 1 netbook a cada 2 meses. Confesso que esse ritmo de lançamento é desafiador. Os lançamentos do Nereus “Fuji” estão garantidos. Após o lançamento do ultimo suplemento desta versão poderei dizer se este rítmo irá valer para as versões seguintes.

Portanto, a quarta edição terá os seguintes lançamentos:

  • Nereus 4.12.10 (Fuji): Lançamento no dia 10/10/2012 – Dois suplementos planejados (Calatoria e Decadentia)
  • Nereus 4.13.03 (Kongur): Lançamento no dia 04/03/2013 – Dois suplementos planejados (Crônicas Fantásticas e Nereus Cyberpunk)
  • Nereus 4.13.10 (Huangshan): Lançamento no dia 10/10/2013 – Dois suplementos pretendidos (nada planejado ainda, mas gostaria de escrever algo sobre o gênero pulp)
  • Nereus 4.14.03 (Everest): Lançamento no dia 04/03/2014 – Versão definitiva do Nereus e o ceú é o limite.

Bem, por enquanto é isso. Vamos atualizar este Cronograma a medida que os suplementos e livros de regras forem publicados. Devo dizer que esta é uma medida auto corretiva para que os planos de lançar material original se concretizem. Esta é uma estratégia para me disciplinar a escrever tudo que tenho jogado ultimamente. Estou empolgado com o desafio e farei deste meu principal hobby.

Como estarei dedicado a escrever tudo isso, o blog terá atualizações esporádicas. Portanto, falo com vocês em Setembro. Mas quem quiser pode  escrever um e-mail para bisorro.suco@gmail.com ou utilizar qualquer espaço de comentários deste blog para expressar suas dúvidas, críticas e sugestões.

Até lá,

Guilherme “Besouro Suco”