Editorial: as promessas de 2012

Primeiramente, meus sinceros votos de felicidade para todos os que estiverem lendo esta mensagem. Depois, gostaria de registrar aqui algumas intenções para o blog ao longo de 2012. Algumas coisas ainda são possivelmente ambiciosas demais, então nem irei postar sobre isso. Mas, por outro lado, gostaria de consolidar alguns compromissos com os projetos em andamento e algumas ideias novas que, mesmo simples valem a pena serem discutidas.

Projetos em andamento:

  • Crônicas Fantásticas: nosso “D&D” básico vai continuar. Escrevi alguma coisa sobre raças e vamos partir para outros tópicos como Arquétipos Heróicos, Magias, Milagres e como usar o NEREUS RPG em aventuras medievais
  • Cenários pós-apocalípticos:faltam duas partes para a conclusão da série de artigos. Ela foi, à sua maneira, bem sucedida. Tivemos muitos acessos e prometo dar uma maior atenção às duas ultimas partes, que deverá trazer um cenário pronto para jogar. Inaugurando nossa iniciativa de lançar material original.
  • Projeto Cyberpunk (ainda sem nome): será minha declaração de amor ao universo cyberpunk. Não sei ainda como irei fazer isso, mas o gênero merece espaço por aqui.
  • Encadernados: na falta de um termo melhor, vamos reunindo materiais comuns provenientes de diversos artigos e lançar nossos suplementos. O blog será um subterfúgio para escrever material de jogo em “doses homeopáticas”. Quando um conjunto de matérias for suficientemente volumoso, vou converte-los em suplementos, em formato PDF. A ideia não será apenas transpor o material do blog em PDF, mas será feita uma adequação e ampliação do(s) tema(s) em questão para que ele seja merecidamente ser chamado de “complemento de jogo”. A série “Cenários Pós-Apocalípticos” será o primeiro a ser contemplado com este novo formato, assim que a série terminar.

Lições aprendidas:

Algumas coisas de 2011 serviram de lições importantes que irá nortear o conteúdo futuro deste blog:

  • Notícias: ah, as notícias… elas dão uma quantidade considerável de acesso, ainda mais graças ao fato de fazermos parte do RPG.BLOGs. Mas ando me perguntando a real utilidade delas aqui neste blog. Portanto elas irão diminuir bastante, pois não agregam valor. Tirando um evento cataclismico que aconteça aqui ou ali na industria de jogos (ou quando publicarem as primeiras imagens do Dragão Smaug para o filme d’O Hobbit), não vou me preocupar em caçar notícias por aí.
  • Vídeos & Músicas: os vídeos do “Assista e Jogue” e as playlists do “Trilhas Sonoras” irão continuar. Eu acho divertido fazer e não vou deixar de postar aqui as inspirações visuais e sonoras que eu mesmo posso usar nas mesas de jogo.
  • Material Original: será o grande foco do blog daqui pra frente. Acho que é isso que o Nereus precisa, nesse momento. Vamos focar em criar conteúdo descritivo que pode ser facilmente utilizado por qualquer sistemas, mas o foco no sistema da casa, será evidente.
  • Adaptações serão exceções: Sistemas de RPG genéricos são muitas vezes conehcidos por suas adaptações. Algumas consagradas, outra nem tanto. O fato é que eu odeio adaptações. Elas sempre podam a criatividade do Mestre e as possibilidades dos Jogadores, que terão seus personagens sempre à sombra da criação original. Salvo raras exceções, não daremos muita atenção às adaptações.
  • Este blog é não-comercial: não espero nada mais que “um desastre” quando caímos na tentação de escrever algo que não dominamos ou entendemos apenas para ter sua atenção, caro leitor. Devo lembrar a mim mesmo que este blog não busca audiência ou reconhecimento. É um hobby, um passatempo que não depende de mais ou menos audiência para perdurar, apenas a vontade de escrever.

Bem, é isso pessoal. Creio que agora iremos reforçar nosso próprio material. Espero que todos apreciem esse novo foco e que 2012 seja repleto de ideias.