Sistema Fuzion: repositório de plugins gratuitos

Para aqueles que desejam conhecer o sistema Fuzion, um dos primeiros RPGs lançado com algum tipo de “licença livre”, pode ter a sua disposição o melhor do material criado pelas editoras e pela comunidade de jogadores.

O site TranzFuzion disponibiliza em seus links o livro básico mais diversos “plugins” (como suplementos de regras são chamados neste sistema) como Super poderes, poderes mentais, artes marciais e até mechas!

Particularmente, fiquei surpreso ao ver disponibilizado ali a versão 4.4.3 do Livro de Regras Básicas. Esta é a minha versão favorita do livro e aprendi a jogar Fuzion com ela. Para meu lamento, eles nomearam o arquivo como “OLDFuzion”… ah, caras, por favor… old? Estou tão velho assim? 😦

De qualquer forma, Fuzion é um sistema genérico. Seu nome não tem nada a ver com o carro, mas sim ao fato de que ele é a FUSÃO de dois sistemas: Interlock System (da R. Talsorian Games – conhecido aqui no Brasil pelo seu representante mais famoso: Cyberpunk 2020) e o HERO System, que dispensa comentários por sua importância para o RPG mundial.

É um bom jogo, apesar de haver alguns excessos típicos da velha guarda.

O site TranzFuzion é bem completo e, se você domina o inglês, aí está uma oportunidade de conhecer um sistema novo. Ou, se você ficou surpreso em ver o netbook 4.4.3 ali dando sopa de graça, bom proveito. Estou (re)imprimindo o meu neste momento!