O movimento old school chega no RPG brasileiro

Nos Estados Unidos isso vinha acontecendo há algum tempo (desde sempre, dizem alguns). Um revival de jogos antigos como OSRIC, LL e GORE são representantes máximos desse movimento.

A idéia é mandar para vala todos os novos sistemas e manter o jeito tradicional de jogo, aqueles que remetem aos primeiros dias de RPG.

No Brasil, o máximo que tivemos até então foi a resistência do AD&D segunda edição. Entretanto dada a falta de produtos em bom português fica difícil dar sustentabilidade a esse tipo de coisa… até agora.

Qual minha surpresa ao visitar blogs por aí e encontrar referências honrosas ao RPG old school e o melhor de tudo um SRD das primeiras edições está sendo criado!

Old Dragon um projeto feito pelo pessoal da Pop DiceVorpal e o Pensotopia (além de outros contribuidores de que não tenho os links por aqui). Um jogo com o feeling old school. Mal posso esperar para ver o resultado. O preview e os comentários tornam o jogo promissor.

Enquanto isso, nosso próprio produto Crônicas Fantásticas irá apresentar regras no melhor estilo dos jogos introdutórios dos anos 80/90.

Outro Blog interessante é o Old School, conta com artigos que ajudam a compreender melhor os jogos old school, incluindo uma série de artigos sobre a TSR e e-zines do movimento Old School.

Ao que parece mais e mais jogadores (incluindo iniciantes) estão prestando a atenção no passado, tendo em vista que alguns (veja bem, ALGUNS) lançamentos recentes de grandes editoras não parecem muito promissores.